Com o afastamento de Pedrinho do comando, Samantha Mendes Longo foi nomeada interventora judicial da Vasco SAF pelos próximos 60 dias, por decisão da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Na prática, a advogada assume a gestão da SAF e terá a última palavra sobre os próximos passos do clube. Ela concedeu entrevista exclusiva ao GE para explicar como será sua atuação.

Quem é Samantha Longo, a nova interventora da Vasco SAF
Samantha tem mais de 20 anos de experiência no direito empresarial e atuou como diretora jurídica da CBF entre maio de 2022 e fevereiro de 2023, tornando-se a segunda mulher a ocupar um cargo de diretoria na entidade. Ela também é conselheira da OAB/RJ, membro do Grupo de Trabalho de Recuperação Judicial e Falência e do Comitê Gestor de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de lecionar em instituições públicas e privadas de ensino superior.
Como Samantha Longo pretende conduzir a intervenção judicial
A advogada deixou claro que, apesar de deter poderes amplos como gestora da SAF, não pretende interferir nas decisões esportivas do clube. Seu foco será promover a mediação entre os acionistas e restaurar a governança interna.
- Eu sou a interventora, sou a gestora da SAF, então eu tenho a caneta para dizer "contrata esse, demite aquele". No fundo, a última palavra é minha. Mas eu não tenho o perfil (de decidir a parte esportiva). Não tenho nem time, não torço para nenhum. Tenho um perfil conciliador, por isso a juíza me escolheu. Eu não sou pé na porta, não vou falar: "quem tem que escolher treinador sou eu, quem tem que contratar sou eu, vou trocar todo mundo". Não é essa a minha intenção, não quero causar. Quero ajudar o Vasco a sair dessa situação. Mas, juridicamente, esse poder é meu.
Entre as incumbências formais determinadas pela Justiça, Samantha deverá adotar medidas para o restabelecimento da regularidade dos processos de governança, da transparência, da prestação de contas e da circulação de informações da SAF, além de apresentar relatórios a cada duas semanas ao tribunal.
Ela detalhou os primeiros passos da intervenção:
Reuniões com equipes jurídicas do Vasco, da 777 Partners e do CF da SAF
Visita presencial à sede da SAF para conversar com o CEO Fred Luz
Compreensão do organograma e identificação das medidas emergenciais
Análise dos interessados na compra das ações e do plano de recuperação judicial
Verificação do controle interno e dos atos de governança
Contratações e a situação esportiva do clube

Questionada sobre o mercado de transferências — incluindo a negociação avançada com o Real Betis pelo volante Deossa —, Samantha admitiu que ainda não foi informada sobre as tratativas em andamento.
- Seria muito precipitado eu me pronunciar sobre isso (contratações e conversa avançada sobre Deossa). Até agora, ninguém me trouxe isso. Sei da falta de técnico, da janela... esse ponto específico ninguém falou. Vou saber melhor a partir de amanhã. O clube está em recuperação judicial. Cumprindo um plano de RJ. As contratações são fundamentais para o futebol. A gente sabe que o time fez recentemente. Pela informação que tenho, 100 milhões foram gastos em contratações esse ano. Qualquer outra contratação, certamente passará por uma análise criteriosa. Se o clube tem dinheiro, se poderá continuar pagando os credores.
Sobre a parte esportiva, ela foi direta: "Minha ideia é manter a parte esportiva com quem entende do assunto para termos o mínimo de prejuízo para o clube nessa parte. Quero que o clube continue cada vez melhor. Não quero causar conflitos, quero tirar", afirmou Samantha Longo.
Recado ao torcedor vascaíno
A interventora também mandou um recado direto à torcida do Vasco, ressaltando sua independência e isenção política:
- Não vou tomar decisão precipitada. Nem sobre o aspecto esportivo sem refletir muito. Obvio que não vou esperar um grande tempo e ficar esperando. Sou advogada de contencioso de formação, prazo para mim é muito importante. Sempre cumpro os prazos antes da hora. A juiza me deu 15 dias para apresentar, mas espero apresentar até antes. Até mesmo para o torcedor entender. Isso tudo é muito juridico para ele (torcedor). Ele não está muito interessado por isso, pela gestão. Ele quer saber quem vai entrar em campo, se vai ganhar, se vai jogar... Essa diferenciação é importante. Não tenho a pretensão de fazer modificações no quadro do Vasco. Quero fazer tudo com parcimônia para fazermos o melhor para o Vasco. Acho que é importante acalmar os ânimos. O torcedor pode ficar tranquilo que sou do bem. não to indicada por nenhum grupo. Não precisa ficar preocupado se tenho interesse em vender, interesse em não vender. Eu não tenho interesse (em nada). Eu quero fazer a melhor coisa para o Vasco, dentro das condições de um clube em RJ e que tem uma SAF. Não tenho interesse politico, não fui indicada por ninguém. O que mais me tranquiliza foi sempre ter trabalhado com seriedade, honestidade e dedicação. Torcedor pode ficar tranquilo que apareceu uma pessoa com essas características.
Além de Pedrinho, os conselheiros Christiano Stockler Campos e Felipe Elias também foram afastados do Conselho de Administração da SAF pela decisão da juíza Caroline Fonseca.
Fonte: GE (ge.globo.com)