🏆 Participe do Craque do Palpite e concorra a prêmios! Participar →

José Lamacchia: 'Eles querem o poder, mas eu e meu filho vamos reerguer o Vasco'

José Lamacchia: 'Eles querem o poder, mas eu e meu filho vamos reerguer o Vasco'

IMAGEM1

Na noite desta terça-feira (23), o presidente Pedrinho foi afastado judicialmente do comando da SAF do Vasco da Gama. A decisão foi proferida pela juíza Caroline Fonseca, que atendeu um pedido da 777 Carioca alegando "falhas graves" na governança corporativa do clube. O imbróglio ocorre justamente no momento em que o Vasco vivia o processo final de venda para o grupo do investidor Marcos Faria Lamacchia — cujo pai, José Lamacchia, dono da Crefisa, atuaria como avalista do negócio.

José Lamacchia fala com exclusividade sobre o afastamento de Pedrinho

Diante do cenário de instabilidade, o Canal do Pedrosa entrou em contato exclusivo com José Lamacchia, que não poupou críticas ao que chamou de interferência política no processo de venda. Assim como Pedrinho havia feito em carta aberta aos torcedores publicada na manhã desta quarta-feira (24), Lamacchia apontou disputas internas como a raiz do problema judicial.

Ao ser perguntado sobre quanto colocou à disposição como avalista do filho, a resposta foi direta:

"Todo o meu patrimônio, porque é meu filho, é meu herdeiro."

Sobre o impacto do afastamento de Pedrinho nas negociações, Lamacchia foi enfático:

"Prejudica bastante. O problema é que é uma briga política que, inclusive, de uma maneira irresponsável, eles vão falir o Vasco. O Vasco está falido e eles estão atrapalhando. Quem quer pôr dinheiro lá somos nós. As pessoas envolvidas vão levar o Vasco à falência."

Acusações a figuras políticas do Vasco

O empresário citou nominalmente Felipe Carregal, ex-Vice-Presidente Jurídico exonerado, e Paulo Salomão, ex-vice-presidente geral do clube, como protagonistas do imbróglio:

"Gente da política. Porque eles querem poder. Felipe Carregal, que era aliado do Pedrinho e depois abandonou para se reunir com o Paulo Salomão. Meu filho está pronto pra colocar dinheiro lá. O Vasco não tem dinheiro para pagar a folha salarial. Na verdade, o que eles querem é que a gente ponha 2 bilhões e meio, e eles querem mandar."

Lamacchia revelou ainda que tanto Carregal quanto Silvio Roberto, VP de finanças exonerado por Pedrinho, chegaram a fazer pedidos relacionados ao negócio:

"O Carregal pediu. Não só pra ele, mas também para a Bianca (Reis, diretora jurídica da Vasco SAF). Outro que ligou hoje querendo mudar o contrato foi o tal do Silvio. Não vamos mudar contrato nenhum. A torcida precisa saber quem vai falir o Vasco."

O plano de José Lamacchia e Marcos Faria para reerguer o Vasco

Apesar dos contratempos, o empresário garantiu que o projeto segue de pé. Entre os planos anunciados estavam:

  • Investimento inicial de R$ 500 milhões;

  • Assunção do fluxo de caixa estimado em mais de R$ 1 bilhão;

  • Negociação com credores e resolução das dívidas do clube;

  • Construção do centro de treinamento mais moderno da América do Sul, com o mesmo arquiteto responsável pelo CT do Red Bull Bragantino já contratado;

  • Capacidade de participar de todos os campeonatos do Brasil.

Lamacchia revelou também que uma festa de anúncio estava sendo organizada na Lagoa, no Rio de Janeiro, para julho. Sobre a relação com Leila Pereira, presidente do Palmeiras, ele foi categórico:

"Leila está totalmente fora de qualquer assunto de Vasco. Quem está fazendo isso é meu filho e eu."

Ao final, o empresário de 83 anos reafirmou seu comprometimento com a missão de reerguer o Vasco da Gama:

"Eu não desisto, eu e meu filho vamos salvar o Vasco. Estamos prontos pra fazer um time de primeira lá. Agora eles que arrumem. A folha de pagamento, quem vai pagar? O Vasco não tem um centavo para colocar."

Posicionamento de Paulo Salomão e Felipe Carregal

O Canal do Pedrosa buscou a versão dos dois citados por Lamacchia. Paulo Salomão declarou: "Eu saí do Vasco há 5 meses. Sou desembargador do TRE-RJ. Estou em Miami, inclusive. Vou ver o jogo da Seleção Brasileira. Não tenho nada a ver com isso." Já Felipe Carregal respondeu: "Eu nego completamente. Nunca pedi nenhum ca[rgo]."

Fonte: X do jornalista Lucas Pedrosa/CazéTV

Mario Coelho

Escrito por

Mario Coelho